segunda-feira, 18 de março de 2024

Astrolábio Medieval de Verona: Descoberto o Primeiro Smartphone do Mundo

Um astrolábio notável datado do século XI, com inscrições em árabe e hebraico, tornou-se um dos exemplos mais antigos já encontrados e um dos poucos conhecidos no mundo.
O instrumento astronômico, modificado, adaptado e revisado à medida que mudou de mãos ao longo do tempo, parece ter sido usado por muçulmanos, judeus e cristãos, em regiões da Espanha, do norte da África e da Itália.
O astrolábio, até então desconhecido e inédito, hoje preservado na Fondazione Museo Miniscalchi-Erizzo (Verona, Itália), foi apresentado como tal pela Dra. Federica Gigante, pesquisadora da Faculdade de História da Universidade de Cambridge, cujo trabalho foi revelado recentemente em um artigo na revista Nuncius. Com a divulgação da pesquisa nas princiais mídias inernacionais, em questão de horas, ajudaram a fazer do instrumento o objeto mais conhecido e precioso do museu.
A Dra. Gigante disse: "Este não é apenas um objeto incrivelmente raro. É um registro complexo de intercâmbio científico e cultural entre árabes, judeus e cristãos ao longo de centenas de anos."
Segundo a Universidade de Cambridge, os astrolábios foram o "primeiro smartphone do mundo", um "computador portátil que poderia ter múltiplo uso". Os astrolábios, um dispositivo de medição astronômica, continham vários componentes móveis e mostradores que possibilitavam calcular com precisão satisfatória o tempo e as distâncias, traçar a posição das estrelas, entre outras funções.
Fontes: Fondazione Museo Miniscalchi-Erizzo; University of Cambridge; Phys; The Guardian
O Astrolábio de Verona
Crédito: Federica Gigante
O Astrolábio de Verona
O precioso astrolábio foi encontrado por acaso em um museu na cidade italiana de Verona. O raro mapa estelar do século XI revela a história complexa da astronomia islâmica, judaica e cristã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário