terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Monumento de Newgrange: Patrimônio Mundial da UNESCO

A ideia de registrar o tempo preciso, mesmo que em um único momento do ano, fez de Newgrange, na Irlanda, uma das mais antigas estruturas megalíticas conhecidas até hoje.
Havia razões práticas importantes para os antepassados, muito bem antes da invenção dos telescópios, acompanharem os movimentos dos astros celestes. Em particular, o Sol, pela sua presença marcante na imensidão do céu, era adorado como Deus forte pelas civilizações antigas, pois elas acreditavam que essa imensa estrela estava associada a forças e aos fenômenos sobrenaturais que ocorriam na Terra, bem como regulava a harmonia do Universo. Na época, essa crença levou à necessidade de iniciar a observação da posição do Sol e, cada uma a sua própria maneira, estabelecer um modelo primário para registrar a passagem dos dias. Ainda hoje, o Sol, nossa fonte de luz e vida, continua oferecendo a base usual do tempo na Terra.
Para prever certas datas ou ciclos naturais, entre outros eventos astronômicos, já na Idade da Pedra (Neolítico), os construtores tinham habilidades arquitetônicas e conhecimentos de engenharia interessantes para acompanhar o movimento do Sol. Um dos monumentos históricos e marcantes desse período é o grandioso Newgrange.
No sítio arqueológico do vale Boyne, no condado de Meath, na Irlanda, está localizado o Newgrange, uma tumba ou um templo cerimonial construído por volta de 3.200 aC, tornando-o mais antigo que as estruturas de Stonehenge (sul da Inglaterra) e as Pirâmides de Gizé (Egito).
Designado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Newgrange é um grande monte circular de diâmetro de 85 m e altura de 13 m, com uma passagem interna feita de pedra com comprimento de 19 m, que leva a uma câmara de três recessos constituída de telhado de mísulas selado.
Newgrange é cercado por 97 grandes pedras, algumas das quais são gravadas com arte megalítica e a mais impressionante dessas pedras é a pedra de entrada altamente decorada.
Das muitas características notáveis ​​em Newgrange, a mais famosa é a pequena abertura conhecida como "caixa de teto", situada logo acima da entrada da passagem. Ao amanhecer do solstício de inverno, o dia mais curto do ano (por volta de 21 de Dezembro) e por alguns dias antes e depois, os raios de Sol entram (não pela porta) através de uma pequena abertura especialmente projetada, iluminando surpreendentemente (por até 17 minutos) todo o percurso até a câmara. Sem dúvida, o alinhamento solar usado em Newgrange como recurso para contagem de tempo é notável e muito preciso, e pode ter servido para marcar o início de cada ano.
No entanto, este evento único aberto à visitação todo ano é um privilégio para poucos, pois o espaço apertado permite o acesso somente de algumas pessoas “sortudas”, entre os milhares de candidatos que aparecem de diferentes partes do mundo.
Fonte: Newgrange
Alinhamento Preciso com o Solstício de Inverno
A fotografia mostra a pequena abertura para a entrada de luz solar especialmente projetada, conhecida como "caixa de teto", logo acima da entrada principal.
Quem visita o sítio histórico pode vivenciar uma aproximação do fenômeno em qualquer época do ano, e muitas vezes é o ápice do passeio. A encenação deste evento é feita através do uso de luzes elétricas situadas dentro do monumento, simulando o sol como ele apareceria no solstício de inverno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário