terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Temperatura de Cor: Padrão Certo para Iluminação de Cada Ambiente

Ao contrário do que se possa imaginar, a “temperatura de cor” é usada para caracterizar a “aparência” - de cor - da luz emitida por uma fonte de luz e nada tem a ver com o calor físico gerado pela lâmpada.
Cada tipo de lâmpada emite radiação de luz com temperatura de cor específica para uma determinada aplicação ou atividade. Em função disso, dependendo da atmosfera, da finalidade e do estilo desejado para um certo ambiente, a temperatura de cor é uma característica importante a ser considerada em um projeto ou simplesmente no ato de substituir as lâmpadas porque pode afetar a aparência ou como vemos as coisas, nosso humor e emoções, e até mesmo impactar o nosso sono.
A grandeza temperatura de cor é expressa em números (4 dígitos) e uma unidade denominada kelvin (símbolo em letra maiúscula: K) e o seu valor determina se as lâmpadas produzem luz quente ou fria.
Na escala de distribuição de cores no espectro visível ao olho humano, as temperaturas mais altas têm menor comprimento de onda (maior frequência e emissão de radiação) e, portanto, tendem a ser mais azuis, ao passo que as temperaturas mais baixas têm maior comprimento de onda (menor frequência e emissão de radiação) e, portanto, tendem a ser mais avermelhadas. As fontes de luz que brilham dessa forma têm como base o padrão de radiação de um corpo negro teórico de Planck.  
É assim que a temperatura de cor é relacionada e definida. De outro modo, a temperatura de cor é uma temperatura que descreve as características da cor da luz visível com base na temperatura de um corpo negro. Assim, para fins de aplicações em iluminação comercial e residencial, as temperaturas de cores são representadas numa escala que varia de 2.000 K a 6.500 K. Pode-se dessa maneira dizer que, as temperaturas de cores mais altas resultam em cores mais frias e azuis, enquanto que as temperaturas de cores mais baixas produzirão uma luz mais quente e vermelhas.
Na iluminação, existem três padrões básicos que dizem respeito à temperatura de cor, todos com uma aparência e um toque, específicos e adequados para diferentes divisões e espaços. As opções mais populares incluem as seguintes:
  • Branco Quente
A luz de tom branco quente é uma das cores mais comuns e populares escolhidas para iluminação de um ambiente. Essa luz possui a aparência da temperatura de cor semelhante à antiga lâmpada incandescente. Uma luz branca quente mede entre 2.700 K até 3.000 K.
Esta temperatura de cor emite um matiz suave com um belo brilho laranja amarelado, oferecendo um efeito de iluminação ambiente relaxante e acolhedor.
  • Branco Neutro
Uma luz de tom branco neutro, medindo entre 3.100 K a 4.500 K, oferece uma temperatura de cor muito mais brilhante e vibrante. Uma luz branca neutra tem uma aparência de branco puro, porém de aparência clara e natural.
As lâmpadas brancas neutras são conhecidas por ajudar na concentração em áreas de estudo e na produtividade no local de trabalho.
  • Branco Frio
Nítida e revigorante, uma temperatura de cor de tom branco frio imita o efeito da luz natural do dia, oferecendo um matiz de cor de luz branca-azulada. Medindo entre 4.600 K a 6.500 K, esse tipo de luz é indicado para ambientes que requerem maior atenção.
fontes: Philips e Mullan
Variação em Qualquer Temperatura de Cor
crédito: Philips
Variação em Qualquer Temperatura de Cor
Hoje, com introdução da tecnologia usada no LED, uma lâmpada possui a capacidade de mudar de tons de branco quente (amarelado) para branco frio (azulado) por meio do controle digital, tornando mais fácil a escolha e realização de determinadas atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário