quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Hectare: Conhecendo a Unidade de Medida de Área

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade usual e convencionada para área é o metro quadrado (m²). Uma outra unidade conhecida para área, por razões históricas, é o hectare. A unidade hectare e seu símbolo (ha) foram adotados pelo CIPM em 1879.
Tecnicamente, apesar de conhecida internacionalmente, o hectare é classificado com uma unidade fora do SI (não pertence ao SI), mas aceita para uso com o SI, como acontece com o litro e a tonelada (conhecida também como tonelada métrica).
O hectare é uma das unidades mais conhecidas para medir superfície agrária. Comumente, esta unidade aparece em descrições de terras em processo jurídico, venda/compra, escritura e agricultura. 
Grandes áreas são expressas em hectares (ha) ou quilômetros quadrados (km²). O uso do hectare está restrito a áreas terrestres ou marítimas e corresponde a uma área de 10.000 m². Um hectare é, naturalmente, 100 ares, onde um are equivale a 100 m², mas o are em si não é mais usado. 
Para ter uma ideia de tamanho, basta imaginar um quadrado ou um campo cujo o comprimento de cada lado seja igual a 100 metros (m) ou 1 hectômetro (hm). Portanto, um terreno de 100 hectares corresponde a uma área de 1.000.000 m² ou 1 km² (um quilômetro quadrado).
Devido ao costume já consagrado pelo uso, no caso da unidade hectare, a pronúncia da vogal no final de prefixo é omitida, prevalecendo a vogal da unidade, como o megohm e quilohm. Nos demais casos de unidades, a vogal final de um prefixo e o nome da unidade seguinte que inicia por vogal permanecem retidos e ambos devem ser pronunciados. Exemplo: megaampère (com duas letras "a").
No Brasil, uma unidade de medida costumeira ainda utilizada é o alqueire e seus valores diferem de região para região. Para efeito de comparação, o alqueire paulista é equivalente a 24.200 m² (2,42 ha), o mineiro e o goiano correspondem a 48.400 m² (4,84 ha), enquanto que o alqueire da região Norte é igual a 27.225 m² (2,72 ha).
Devido a falta de base técnica, o alqueire não é coerente com o SI, sendo assim preferível evitar o seu uso.
Fonte: USMA; IBGE
Visualizando Um Hectare
crédito: calculator site
Visualizando Um Hectare
Alguns campos de esportes possuem cerca de um hectare. Um hectare pode ser representado visualizando o campo de futebol americano, que tem 1,008 ha. No caso de futebol, de acordo com os padrões da FIFA, um campo pode ter entre 0,62 ha e 0,82 ha,


Nenhum comentário:

Postar um comentário