quinta-feira, 9 de julho de 2020

FUGAKU: No Topo dos Supercomputadores do Mundo

Uma máquina japonesa, desenvolvida em conjunto entre a Riken e Fujitsu, alcançou em junho de 2020 o primeiro lugar na lista TOP500 como o supercomputador mais rápido do mundo. Também ocupou o primeiro lugar em outras duas categorias que medem o desempenho em métodos computacionais. 

A lista TOP500 é um projeto que classifica e avalia a cada 6 meses os 500 principais sistemas de supercomputadores mais rápidos do mundo, com base no desempenho do benchmark LINPACK. O benchmark LINPACK é uma medida da taxa de execução de ponto flutuante de um computador. É determinado executando um programa de computador que resolve um sistema denso de equações lineares. 

Fugaku, como ele é conhecido, obteve um desempenho no benchmark LINPACK de 415,53 Pflops (petaflops), com uma taxa de eficiência de computação de 80,87 %, superando em 2,8 vezes o supercomputador Summit, dos Estados Unidos, classificado em segundo lugar com 148,6 petaflops.
Para se ter uma ideia dessa grandeza, a unidade de medida petaflops, do inglês Floating Point Operations per Second, corresponde a um quadrilhão de operações de ponto flutuante por segundo. 
O Fugaku utiliza o processamento em chip A64FX de 48 núcleos, clock de 2,2 GHz, conectada à rede de alta velocidade TOFU Interconnect D, e eficiente em termos energéticos com potência de 28.335 kW. É a primeira vez que um computador baseado em processadores ARM está no topo da lista. 

A tecnologia desenvolvida no projeto do supercomputador tem como objetivo executar uma ampla gama de aplicações, não somente para acelerar as descobertas no campo da ciência, mas também para ajudar a sociedade como um todo.

fonte: TOP500, FUJITSU

crédito: ASAHI
Supercomputador Fugaku
O supercomputador japonês Fugaku - em homenagem ao Monte Fuji, o pico mais alto do Japão - alcançou novos patamares como o supercomputador mais rápido do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário