terça-feira, 19 de maio de 2020

Dia Mundial da Metrologia e o Relacionamento dos EUA com o Sistema Métrico

O tema do Dia Mundial da Metrologia 2020 é "Medidas para o comércio global". A uniformidade das medições em todo o mundo permanece importante até hoje, em 2020, assim como era em 1875 quando foi assinada a Convenção do Metro.
Esse tema foi escolhido para criar consciência do importante papel que a medição desempenha na facilitação do comércio global justo; garantir que os produtos atendam aos padrões e regulamentações e satisfazer as expectativas de qualidade do cliente. 
De fato, a metrologia, a ciência da medição, desempenha um papel central na descoberta e inovação científica, na fabricação industrial e no comércio internacional, na melhoria da qualidade de vida e na proteção do ambiente global.
Por meio de trabalhos incansáveis desenvolvidos ao longo dos anos, a metrologia tem garantido que as medidas que entrelaçam nossas vidas sejam cada vez mais exatas e precisas possíveis. Mais ainda, a convivência com as medições padronizadas e abrangentes em todo o mundo tornou-se inquestionável, o que tem contribuído positivamente na qualidade de nossas vidas, melhorado as nossas relações de consumo e subsidiado as tomadas de nossas decisões.
As 7 unidades de base do Sistema Internacional de Unidades, conhecido como SI ou Sistema Métrico, hoje todas definidas em termos de constantes universais, são as seguintes: metro (m), quilograma ou kilograma (kg), segundo (s), kelvin (K), ampere (A), candela (cd) e mol (mol). As unidades de medida derivadas são expressas como um produto de potências de unidades de base, como o newton (N; kg m s-2).
Os Estados Unidos é um dos únicos países que continuam usando costumeiramente as unidades habituais (originadas do sistema imperial inglês), como milhas, galões, libras, e graus Fahrenheit. O seu uso continuado atua como uma barreira ao comércio e leva ocasionalmente a contratempos.
No entanto, apesar da resistência cultural, o sistema métrico nos EUA tem sido utilizado em várias áreas e vem se tornando realidade a cada dia que passa. Atualmente, podem ser observados que produtos, de bebidas a medicamentos, já são vendidos e discutidos em termos de medidas métricas.
Para promover cada vez mais o SI nos Estados Unidos, em datas comemorativas, como o Dia Mundial da Metrologia (20 de maio), Semana Métrica Nacional (semana do dia 10 de Outubro) e aniversário da Lei de Conversão Métrica (23 de dezembro de 1975), é comum os organismos nacionais, como o National Institute of Standards and Technology (NIST) e a U.S. Metric Association (USMA), aproveitarem a ocasião para divulgar recursos de educação métrica (materiais, práticas, palestras, prêmios e visitas em laboratórios) junto a professores, estudantes e ao público em geral.
Essas entidades defendem a conclusão da conversão nos Estados Unidos ao Sistema Internacional de Unidades (SI) e, como incentivo, possuem em seus sites uma infinidade de materiais educacionais para consulta e download a aqueles interessados em aprender mais sobre o SI. Como exemplo, o NIST publicou um vídeo educativo em quadrinhos intitulado "Apresentando a Liga dos Super-heróis do SI: Os Novos Campeões do Sistema Métrico", projetado para ajudar os alunos do ensino médio a aprender sobre unidades de medidas básicas, considerando as carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Sobre isso, vale a pena assistir ao episódio piloto "Desperate Measures!" no link abaixo (disponível no canal do YouTube) e conheça, de maneira divertida, os super-heróis que se dedicam à luta contra a incerteza, imprecisão e inexatidão, e à melhoria da qualidade de vida e das coisas que utilizamos.
fontes: NIST, BIPM
crédito: worldmetrologyday
Dia Mundial da Metrologia - 20 de Maio
O tema do Dia Mundial da Metrologia 2020 é Medidas para o comércio global. 
A cada ano, o Dia Mundial da Metrologia é organizado e comemorado em conjunto pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), com a participação das organizações nacionais responsáveis ​​pela metrologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário