domingo, 21 de abril de 2019

Tabela Periódica dos Elementos Químicos

A maioria das escolas e dos laboratórios de química tem uma Tabela Periódica dos Elementos Químicos na parede da sala. Se a tabela periódica fosse um quadro de um pintor renomado, pela sua perfeição e beleza, seria uma das obras mais admiradas do mundo.
A Tabela Periódica dos Elementos Químicos é uma das realizações mais significativas da ciência, captando a essência não só da química, mas também da física e da biologia.
É uma ferramenta única, permitindo aos cientistas prever as propriedades da matéria na Terra e no resto do universo.
A Tabela Periódica é um modelo que agrupa de forma organizada os 118 elementos químicos descobertos até agora. Eles estão organizados em ordem crescente correspondente aos números atômicos (que é o número total de prótons no núcleo atômico).
Análises químicas eficazes relacionadas a diferentes elementos químicos, hoje, são uma realidade nas instituições ligadas à metrologia de todo o mundo. Como aplicações, desempenham papel relevante em vários campos de atuações do nosso cotidiano, como na medicina laboratorial, medicina nuclear moderna, proteção ambiental, emissão de poluentes, entre vários outros. Nesse contexto, medições precisas dos produtos tradicionais e emergentes, rastreáveis aos padrões internacionais SI, são fundamentais para a obtenção de resultados analíticos compreensíveis e confiáveis.

2019 - Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements – IYPT 2019). Com base nessa decisão, o IYPT 2019 foi aprovado pela Conferência Geral da UNESCO.
O ano de 1869 é considerado o ano da descoberta do Sistema Periódico, pelo cientista russo Dmitri Mendeleev. O IYPT 2019 também comemora os 150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. O Ano Internacional visa a reconhecer a importância da Tabela Periódica como uma das conquistas mais importantes e influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da química, mas também da física, da biologia e de outras áreas das ciências puras.
O IYPT 2019 é uma oportunidade para se refletir sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história, o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas mundiais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos impactos sociais e econômicos dessa área.
Fontes: UNESCO/IUPAC/EURAMET
A tabela periódica que conhecemos atualmente
crédito: IUPAC
A tabela periódica que conhecemos atualmente
A última versão da Tabela Periódica (datada de 1 de dezembro de 2018) inclui as atualizações mais recentes lançadas pela Comissão da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário