segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Tempo e Clima: Qual é a diferença?

O tempo e o clima são assuntos que fazem parte da rotina do noticiário em todo o mundo. Embora esses dois termos sejam usados de forma intercambiável, eles não significam a mesma coisa.
Hoje em dia é comum as pessoas planejarem as suas atividades verificando a previsão do clima e, sobretudo, do tempo. Há, no entanto, frequente confusão e dúvida no tratamento desses dois fenômenos.
A principal diferença entre esses dois está resumida na medida do tempo. Ou seja, o tempo reflete as condições momentâneas da atmosfera (curto período de tempo), enquanto que o clima é como a atmosfera "se comporta" durante longos períodos de tempo.
Mudanças de tempo e eventos do clima não somente afetam os ciclos naturais da vida vegetal e animal, mas alteram o comportamento e as atividades do homem.

O que é o tempo?

Mais especificamente, o tempo é a mistura de eventos que acontecem a cada dia em nossa atmosfera e podem mudar ao longo de minutos, horas, dias e semanas. Mesmo que haja apenas uma atmosfera, o tempo não é o mesmo em qualquer momento e local na Terra. Mesmo aqui no Brasil, nós experimentamos diferentes tempos em diferentes locais.
A maior parte do tempo acontece na parte inferior da atmosfera da Terra (mais próxima do solo). E há muitos fatores diferentes que podem influenciar na atmosfera de uma determinada área, como pressão do ar, temperatura, umidade, velocidade e direção do vento e muitas outras coisas. Juntos, eles determinam como está ou como será a condição do tempo em um determinado local.
Por exemplo: na cidade de São Paulo, no dia 17 de Dezembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou a temperatura de 34 ºC, considerada a mais quente de 2018.

O que é o clima?

Enquanto o tempo se refere a mudanças de curto prazo na atmosfera, o clima descreve como é o tempo durante um longo período de tempo em uma determinada região ou até na Terra como um todo. Lugares diferentes podem ter diferentes climas. Para descrever o clima, podemos dizer como são as temperaturas durante as diferentes estações do ano, o quão ventoso costuma ser, ou quanta chuva tipicamente cai.
Quando você houve falar sobre o clima, ele geralmente se refere a médias de chuva, temperatura, umidade, sol, vento, granizo, neve, trovoada, nebulosidade, e outras medidas do tempo que ocorrem durante um longo período em um determinado lugar. Em alguns casos, para um determinado período de tempo, eles podem observar essas médias ao longo de 30 anos ou mais.
Por exemplo: o clima predominante no Estado de São Paulo é o clima tropical, com estação seca bem definida no inverno  e estação chuvosa no verão.
Fonte: NASA, NOAA e CPTEC
Tempo e Clima
O tempo reflete as condições de curto prazo da atmosfera, enquanto o clima é o tempo médio diário por um período prolongado de tempo em um determinado local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário