sábado, 30 de dezembro de 2017

Primeira linha de transmissão UHVDC no Brasil

A tecnologia Ultra-High-Voltage Direct Current (UHVDC), presente em poucos países, veio ao encontro para suprir a deficiência do sistema de corrente alternada (ca) em transportar energia elétrica a longa distância, de maneira eficiente e com menos perda.
No dia 12 de dezembro de 2017, entrou em operação a primeira linha de transmissão de energia de corrente contínua da América Latina, denominada Linha de Transmissão ±800 kVcc Xingu/Estreito, interligando o norte à região sudeste - principal centro de consumo do país.
A linha de transmissão serve para transmitir energia da Usina de Belo Monte, a terceira maior hidrelétrica do mundo em capacidade de geração de energia (11.233 megawatts). Tem extensão de 2.076 quilômetros, 3.803 torres de transmissão (vãos médios de 550 metros e 560 metros) e cada polo formado por 6 subcondutores de alumínio. Ao longo do seu trajeto, a linha passa por 4 estados e 70 municípios.
Além da linha, basicamente, o projeto engloba ainda duas estações conversoras ca/cc, uma de capacidade de 4.000 megawatts (junto à Subestação Xingu-PA) e outra de 3.850 megawatts (junto à Subestação Estreito-MG), e dois eletrodos de terra, um associado à Estação Conversora de Xingu e outro associado à Estação Conversora de Estreito.
Com investimento na ordem de R$ 5 bilhões, o empreendimento beneficia 22 milhões de pessoas, reforça e proporciona maior segurança ao Sistema Interligado Nacional (SIN), sobretudo em período de pouca oferta de energia (devido ao baixo nível dos reservatórios de hidrelétricas – principal fonte de energia do país).
A Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), sociedade de propósito específico formada por State Grid, Furnas e Eletronorte, foi a responsável pela construção do empreendimento.
Fonte: BMTE
Crédito: BMTE
Perfil da torre de transmissão
Cada torre de transmissão possui massa de 33.100 quilogramas, altura de 72 metros e tempo de montagem de 23 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário