quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Peso não significa massa

Os termos peso e massa são usados indistintamente no cotidiano das pessoas. Embora na linguagem informal sejam tratados como se tivessem o mesmo sinônimo, em um contexto particular possuem conceitos com sentidos diferentes e claros.
No entanto, apesar de diferentes, eles guardam certo grau de parentesco, pois se encontram diretamente relacionados por meio de uma simples equação matemática (concentrada na segunda Lei de Newton).

MASSA

A massa refere-se à quantidade de matéria que contém um corpo, seja líquido, gás ou sólido. A massa também pode ser uma medida da sua propriedade inercial. A massa é uma quantidade constante que não muda, independentemente de onde um corpo esteja localizado. Em particular, a massa de um corpo permanece o mesmo seja na Lua, na Terra, ou apenas flutuando no espaço.
A unidade de massa no sistema SI é o quilograma (de símbolo kg).

PESO

Em ciência e tecnologia, o peso de um corpo em um quadro de referência particular é definido como a força que dá ao corpo uma aceleração igual à aceleração local em queda livre nesse quadro de referência. Em outras palavras, é uma medida da força exercida sobre ele devida à gravidade ou a força necessária para suportá-lo.
Como a gravidade altera de planeta para planeta, o peso do corpo não permanece constante. A gravidade na Terra dá ao corpo uma aceleração descendente de exatamente 9,806 65 m/s² (na prática é igual a 9,8 m/s²), também conhecido como 1g. Já, a aceleração devida à gravidade na Lua é de aproximadamente 1,62 m/s².
A unidade SI da grandeza peso definida dessa maneira (força) é o newton (de símbolo N).

TERMOS HABITUAIS

A palavra "peso", entre outros termos relacionados para medidas, antecipam bastante as nossas definições físicas atuais. Embora as pessoas ainda confundam o uso apropriado dessa grandeza, a unidade correspondente - para ter significado - deve ser corretamente expressada. Considere os exemplos abaixo:
Certa moeda pesa 5 gramas: na frase, o verbo no sentido de "pesar" é utilizado como sinônimo de massa, para o qual a unidade SI é o “grama", e por isso o entendimento está consistente e aceitável.
Uma moeda pesa cerca de 50 mN na Terra, 8 mN na Lua e 0 mN na Estação Espacial Internacional (do inglês: ISS): Não há ambiguidade. Claramente essa frase refere-se à força da gravidade, porque o newton é uma unidade de força.
Certa moeda possui uma massa de 5 gramas: Na expressão, o uso incorreto do peso no lugar de massa foi eliminado. O uso de grandezas e unidades padronizadas, como as praticadas no sistema SI (que distingue com clareza as grandezas massa e peso), é preferível em textos formais.
Mas escrever essas frases usando unidades imperiais (não métricas) pode levar à ambiguidade, porque existe uma unidade de massa chamada "onça" e uma unidade de força chamada "onça".
Fontes: Nasa, US-Metric, Nist
Crédito: NASA
Peso & Massa
A massa não muda quando medida na Terra ou na Lua. Já o peso na Lua corresponde a 16,5 % do peso na Terra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário