sábado, 14 de março de 2015

Pi: um número mágico

As datas comemorativas, sejam oficiais ou não, são ocasiões celebradas para marcar o tempo segundo as tradições e histórias culturais de cada povo. Não importa qual a razão que esses dias especiais carregam ao longo dos anos, o que sabemos é que algumas dessas datas costumam fazer parte da rotina de todos nós, pois periodicamente estamos acostumados a comemorar, homenagear e lembrar de acontecimentos marcantes.
Para os matemáticos do mundo inteiro, o dia 14 de março foi escolhido para homenagear um dos símbolos mais importante na matemática, conhecido como Pi (π). Coincidentemente, hoje (14 de março de 2015) se comemora o dia do “Pi”. Mas este dia é considerado uma data muito especial, pois acontece somente uma vez a cada 100 anos (1 século), algo assim ocorre uma vez na vida.
De acordo com a notação americana para data, 14 de março está relacionada aos primeiros dígitos da constante matemática, valor aproximado e conhecido como 3,14. Além do dia e do mês, o ano de 2015 também faz parte dos dígitos do Pi: 3,1415. No entanto, o melhor horário para celebrar essa data com maior precisão é às 9:26:53, que correspondem aos 10 primeiros dígitos do Pi: 3,141592653.
O Pi é uma das constantes matemáticas mais antigas que se tem conhecimento. Representa a razão entre o perímetro da circunferência e seu diâmetro. O Pi (π), letra de origem grega, é um número irracional, de sequência não padronizada e de natureza interminável (sua representação decimal nunca pode ser calculada com exatidão). Suas aplicações se encontram relacionadas principalmente com processos cíclicos (que se repetem periodicamente), por exemplo, ondas eletromagnéticas.
Tempos em tempos, utilizando-se de modernos recursos computacionais, o Pi tem sido calculado com mais e mais dígitos decimais. No ano de 2013, Ed Karrels, um pesquisador da Universidade de Santa Clara, afirmou ter calculado o valor de Pi com oito (8) quatrilhões de dígitos à direita do ponto decimal, estabelecendo um novo recorde mundial.
Ao que parece, esse é um desafio divertido, sem aplicações práticas aparentes.
fontes:  RT; nvidia, piday; newyorker
crédito: Intel
Dia mundial do Pi
O dia 14 de março é uma data irracional para comemorar o dia do Pi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário