domingo, 10 de agosto de 2014

Polêmica em torno de unidade de medida: Fuga da tartaruga gigante

Há situações em que a falha de comunicação, devido ao mau uso de definições e termos metrológicos, levam à distorção do significado da informação, resultando em confusão ou mal-entendido. Por vezes, somos surpreendidos com relatos de acontecimentos divulgados pela mídia. O fato curioso e embaraçoso relatado abaixo fez parte da publicação do Jornal Los Angeles Times, há algum tempo atrás.
As Ilhas Galápagos, situadas no Oceano Pacífico – América do Sul, a quase 1000 km da costa do Equador, possuem uma fauna rica e única em biodiversidade. Uma das subespécies de animal que lá habita é a tartaruga gigante, que impressiona não só pelo seu tamanho, mas também pela sua longevidade.
Em fevereiro de 2001, o Zoológico de Los Angeles colocou em quarentena uma tartaruga das Ilhas de Galápagos com idade de 75 anos, de nome Clarence, como parte de um programa de formação e gestão de animal exótico, para ser emprestada à Faculdade Moorpark, em Moorpark, Califórnia. Toda equipe responsável estava animada com a oportunidade de cuidar de um animal tão especial.
O Zoo de Los Angeles tinha alertado o pessoal da faculdade que o animal era grande, e que precisaria de um espaço fechado para um animal com "peso" aproximado de 250. E, assim, o recinto foi construído.
Na primeira noite em sua nova casa, o recinto foi destruído: "Ele acabou pressionando uma das barras do cercado para cima", disse Brinkman, responsável pelo Moorpark, ao Los Angeles Times, em 9 de fevereiro de 2001. Ele foi encontrado pelos funcionários do Zoo logo de manhã, perto do seu recinto.
Infelizmente, a equipe da Moorpark tinha entendido que o valor numérico fornecido estava relacionado à medida costumeira americana correspondente a 250 pounds (ou aproximadamente 114 quilogramas), de modo que o recinto não foi construído suficientemente robusto para enclausurar um animal de massa de 250 quilogramas.
No momento, Clarence encontra-se em local seguro atrás de barras de aço forjado chumbadas em base de concreto.
Esse incidente mais uma vez levanta a questão a respeito dos problemas culturais que alguns países, sobretudo os de língua inglesa, enfrentam com a falta de uniformidade no trato de unidades de medida.
fonte: Los Angeles Times
Clarence: A tartaruga de Galápagos
Clarence, originalmente, veio para os Estados Unidos em 1928, juntamente com 107 de seus amigos, numa expedição comandada por C. H. Townsend (Diretor do New York Aquarium), uma espécie de animal considerado em extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário